SCD-1: o satélite mais antigo em operação no mundo

SCD-1

Qual é o satélite mais antigo ainda em operação na órbita da Terra? Ao contrário do que se poderia supor de imediato, não se trata de um artefato americano ou russo, mas sim do primeiro satélite feito no Brasil, o SCD-1, desenvolvido pelo INPE, em São José dos Campos, para coleta de dados, lançado em fevereiro de 1993.

Este ano o SCD-1 completou 30 anos de funcionamento no espaço e bateu um recorde mundial. É o equipamento de observação da Terra que está há mais tempo em operação no mundo.

O principal propósito do SCD-1 é coletar dados ambientais e meteorológicos que são utilizados em pesquisas científicas, monitoramento climático e previsão meteorológica. O satélite opera em órbita baixa da Terra, a 750 km de altitude. Leva uma hora e 40 minutos para dar uma volta completa na Terra e tem o formato de um prisma octogonal, com diagonal de 1m e altura de 1,45m e cerca de 115kg.

Apesar de ter uma bateria projetada para durar apenas um ano, o SCD-1 consegue se manter em funcionamento até hoje com a incidência do sol, que recarrega seus painéis solares.

No entanto, desde a sua colocação no espaço a velocidade de rotação do SCD-1 vem diminuindo. Isso afeta sua estabilidade na rotação e no seu ângulo em relação à superfície da Terra, o que tem causado uma elevação das temperaturas de alguns equipamentos embarcados. Apesar disso, o satélite continua fornecendo dados válidos aos seus usuários.
Os satélites SCD-1 e SCD-2 são considerados os artefatos que abriram as portas para o programa espacial brasileiro, por terem sido os primeiros satélites brasileiros totalmente concebidos, projetados, desenvolvidos e operados pelo Brasil.

Outros satélites longevos

Outros satélites em órbita que se mantiveram em funcionamento por muito tempo são o Vanguard 1 e o Landsat 5.

O Vanguard 1 é o segundo satélite da América. Desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa Naval dos EUA, foi lançado em 17 de março de 1958. E ainda permanece em órbita – mais de 60 anos depois – apesar de ter parado de se comunicar com a Terra em 1964. É o mais antigo objeto feito pelo homem ainda no espaço. Trata-se de uma esfera de metal que pesa apenas 1,5 kg e tem 16,5 centímetros de diâmetro. Foi a primeira espaçonave movida a energia solar, extraindo energia de seis painéis do tamanho de caixas de fósforos. É considerado um esforço precursor da NASA.

Landsat 5 foi lançado em 1984 pela NASA. Era um satélite de observação da Terra que fornecia imagens para aplicações em agricultura, geologia e florestas. Foi desativado em 2013 devido a problemas técnicos. Projetado para aproximadamente 3 anos de atividade, permaneceu em funcionamento durante 29 anos, somando um total de 2,5 milhões de imagens coletadas