História

Há 61 anos, no dia 31 de janeiro de 2018, os Estados Unidos come­moraram o aniversário do lançamento do seu primeiro satélite, o Explorer 1, que percorreu a ór­bita da Terra sobre o foguete Jupiter-C a partir do Cabo Canaveral, na Flórida.

Na época, a União Soviética já havia lançado o primeiro satélite artificial, o Sputnik 1, em 4 de outubro de 1957, seguido do envio da cachorra Laica, a bordo da aeronave Sputnik 2, um mês depois.

O Explorer 1 não serviu ape­nas para diminuir a distância entre Estados Unidos e União Soviética na corrida espacial. Ele contribuiu inten­samente para a inovação científica enquanto orbitou a Terra, detectando faixas de radiação que foram confir­madas posteriormente pela Explorer 3 e que passaram a ser conhecidas como o cinturão de Van Allen.

A corrida espacial manteve-se depois do Explorer 1. A União Soviética foi a primeira a lançar um homem ao espaço, o astronauta Yuri Gagarin, em 12 de abril de 1961. A NASA acabou cumprindo a promessa do pre­sidente John F. Kennedy de levar o primeiro homem à lua, em julho de 1969.

Hoje o desejo de explorar o espaço se mantém em projetos de empresas como a Space X, entre outras. E os satélites continuam a ser um instrumento essencial para isso e para um grande número de aplicações importantes para as pessoas, como comunicação, (televisão, telefone, internet); mapeamento das condições meteorológicas; navegação; astronomia; vigilância e segurança.