Quem Somos

A Associação Brasileira das Empresas de Telecomunicações por Satélite – ABRASAT – foi criada em 2 de junho de 2003, com o objetivo de congregar as empresas privadas, sediadas no Brasil, atuantes no segmento de telecomunicações por satélite e que detenham o direito de exploração de satélite brasileiro ou estrangeiro.

A ABRASAT também inclui empresas que prestem serviços de telecomunicações suportados por redes de satélites e empresas de engenharia, empresas que industrializem equipamentos necessários à prestação dos serviços suportados por redes de satélites e suas representantes comerciais e empresas com relevante interesse na área de telecomunicações por satélite.

A ABRASAT tem como principais objetivos:

Liderar e representar os interesses comuns de suas associadas junto aos órgãos públicos e privados nos assuntos ligados ao segmento de Telecomunicações por Satélite.

Realizar, patrocinar e promover cursos, conferências, seminários, mesas redondas e congressos destinados à divulgação de seus objetivos e a manter o intercâmbio de informações técnicas para o aprimoramento dos serviços prestados.

Promover o treinamento, capacitação técnica e científica de recursos humanos, visando o incentivo e o custeio de estudos e ações que propiciem o desenvolvimento das telecomunicações no país, em especial dos serviços de satélite.

Promover, no âmbito de sua competência, a integração com associações de classe que tenham como objetivo o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de atividades de telecomunicações ou a representação de categoria econômica congênere, desde que não haja conflito com os interesses da ABRASAT, ou afronte qualquer disposição de seu estatuto, ou da legislação aplicável.

Promover a defesa da livre concorrência e dos princípios da ordem econômica no segmento de telecomunicações, em especial no âmbito da operação de satélites, prestação de serviços e industrialização de equipamentos de telecomunicações via satélite.

Participar, como representante de suas associadas, de colegiados em âmbito nacional, estadual e municipal, visando o aperfeiçoamento da legislação e dos procedimentos atinentes à defesa de seus interesses comuns.

Representar judicial ou extrajudicialmente suas associadas ou o conjunto das associadas na defesa de interesse comuns ao segmento de telecomunicações via satélite, nos termos do inciso XXI, do art.5º, da Constituição Federal.

Discutir, encaminhar e propor aos órgãos pertinentes soluções para problemas do segmento de operação de satélite, prestação de serviços e indústria de telecomunicações suportadas por redes de satélite.

Promover campanhas institucionais, nacionais ou regionais, veiculando os benefícios trazidos pelos serviços de telecomunicações via satélite.

Exercer quaisquer outras atividades que visem resguardar ou defender os interesses de suas associadas sempre dentro de uma conduta ética e legal.