Futurecom: setor de satélites presente na edição 2022

Futurecom

Contar com sistemas em nuvem, muitas vezes com soluções personalizadas de acordo com as necessidades de um negócio, sem que haja a necessidade de se adquirir o produto, mas sim usá-lo como um serviço, já é um modelo bem conhecido. Agora esse conceito também chegou à indústria espacial. É o “Space as a Service”.

O “Space as a Service” tem se tornado uma realidade, tanto para governos, como para empresas e instituições de ensino e pesquisa. Já existem iniciativas para o uso de satélites e estações terrenas nesta modalidade, ou seja, sem que haja a necessidade de o cliente investir nesses equipamentos e tampouco mantê-los, facilitando assim a entrada de novos players no mercado espacial.

Quais as vantagens e os principais riscos do uso privado do espaço? O que fazer ou quem são os responsáveis pela gestão do lixo espacial causado com o aumento de satélites em baixa e média orbita? Há riscos nesta nova corrida espacial?

Esse será o tema de discussão de um dos painéis que se realizarão durante o Futurecom 2022, maior evento de tecnologia, telecomunicações e transformação digital da América Latina, que retoma o formato presencial este ano e será realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo.

O painel LEO, MEO e o Space as a Service: uma nova era espacial a partir da sua “privatização”, dia 18 de outubro, às 11h, terá mediação de Mauro Wajnberg, presidente da Abrasat, e terá a participação de Fábio Alencar, presidente do Sindisat, Oscar Delgado, IoT Sales & Business Development Director, Head-Aerospace, Rodrigo Leonardi, Coordenador de Satélites e Aplicações da Agência Espacial Brasileira, entre outros representantes dessa indústria.

O Congresso

O congresso da Futurecom 2022 deve receber mais de 29 mil profissionais e já conta com mais de 50 expositores confirmados para trazer as maiores novidades e tendências nacionais e internacionais nas relações do mercado entre telcos, corporações e stakeholders. Estarão presente marcas como Amdocs, AC&F Serviços Técnicos Ltda, Eletronet, Huawei, IBM, INATEL, Infinera Corporation, Manage Engine, NTT DATA, Red Hat, Seaborn, Seal Telecom, entre tantas outras.

Com mais de 20 anos, o Futurecom 2022 terá 6 áreas principais destinadas aos palestrantes e congressistas, com destaque ao Future Congress, agora remodelado, unindo as diferentes trilhas. O evento também deve contar com o Espaço Provedores, dedicado às pequenas e médias operadoras e desenvolvedoras de produtos e soluções para demonstração de seus portfólios; o Cloud Xperience, com foco em empresas de tecnologia em Cloud, Virtualização, IA, Machine Learning, Cibersegurança; o Startup Futuretech, área projetada para relacionamento e networking entre verticais de negócios; a Ilha Connectivity & Beyond, com soluções traçadas para diversas indústrias, com novos mercados; e ainda a Lounge 4 CORP, como materialização do Programa de Relacionamento do Futurecom. Saiba mais sobre o evento aqui.