Chuvas, lavouras e até jogos: os aplicativos que usam dados dos satélites

Há uma infinidade de atividades que podem ser simplificadas com o auxílio de aplicativos. É possível chamar um táxi, pedir uma refeição, resolver problemas com o banco, ouvir músicas, assistir a filmes e até conhecer pessoas. É de se esperar que essa tecnologia também esteja sendo usada para otimizar informações geradas pelos satélites de comunicação. Instituições como o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a NASA, nos EUA, e empresas privadas de tecnologia, desenvolveram aplicativos que monitoram a intensidade de chuvas e raios, dão alertas de desastres climáticos, previsão do tempo, processos físicos que ocorrem no espaço, a produtividade das lavouras e até mostram belas paisagens terrestres vistas do espaço, tudo a partir de informações e imagens geradas pelos satélites. O Abrasat Notícias fez uma seleção de aplicativos que têm essas funções.

Aplicativos desenvolvidos pelo INPE

SOS Chuva
Permite a visualização de imagens de satélite da chuva em tempo real e previsão para os próximos 20 minutos a partir de informações dos radares de Campinas, São Roque, Pico do Couto, Bauru e Presidente Prudente, no estado de São Paulo; mapeamento de raios; além de animações que mostram a evolução de fenômenos meteorológicos. Disponível gratuitamente nas lojas online PlayStore (Android) e Apple Store (iOS).

MapSAT
A partir da visualização de imagens recentes de satélites e radares, o aplicativo possibilita o monitoramento, em tempo quase real, das condições meteorológicas sobre o território nacional, contribuindo para orientar tomadas de decisão pela população em geral. Apresenta imagens combinadas, índice de radiação ultravioleta, temperatura da superfície do mar, nevoeiro, entre outras informações, além de atender a demanda por informações de satélites meteorológicos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE. Disponível gratuitamente nas lojas online PlayStore (Android) e Apple Store (iOS).

CPTEC – Previsão de Tempo
É o aplicativo desenvolvido pelo CPTEC/INPE para a divulgação da previsão de tempo para todas as cidades brasileiras. Este aplicativo possibilita a visualização da previsão para os próximos 7 dias de forma ágil e dinâmica. Disponível gratuitamente na loja online PlayStore (Android).

Embrace Mobile
Neste App é possível se ter acesso ao nível das Tempestades Geomagnéticas (de G1-Fraco a G5-Extremo), que podem gerar correntes problemáticas em linhas de transmissão de energia elétrica causando sobrecargas e produzindo apagões. Ele também mostra o gráfico com a ocorrência de Explosões Solares (de R1-Fraco a R5-Extremo), que podem interromper comunicações em rádio (transmissões de sinais de televisão, comunicação de aeronaves e transmissões de celulares), além de reduzir a precisão do sistema de GPS (Global Positioning Systems). Também é possível acessar no App as últimas notícias a respeito do assunto e ler os boletins diários sobre as condições do tempo no espaço, publicado por especialistas na área. Disponível gratuitamente na loja online PlayStore (Android).

Aplicativos desenvolvidos pela NASA

NASA Space Weather
O app oferece informações complexas sobre os processos físicos que ocorrem pelo Espaço. Há versões para Android e iOS.

Earth Now
Do alto é mais fácil de enxergar a Terra, então o Earth Now conta com diversas informações climáticas sobre nosso planeta. E tudo é bastante visual, com representações tridimensionais do planeta, gráficos de calor e medições sobre a temperatura do ar, dióxido de carbono, monóxido de carbono, ozônio, vapor d’água e outros elementos presentes em nossa atmosfera. O app conta com versões para Android e iOS.

NASA Earth As Art
O NASA Earth As Art reúne belas e variadas imagens de paisagens terrestres capturadas por satélites. É exclusivo para iOS.

Climate Fieldview
Desenvolvido pela Climate Corporation, o aplicativo verifica o potencial produtivo de lavouras com imagens de satélite. Imagens em tons mais verdes representam produtividade elevada. Se a cor tende para o amarelo, sinal de alerta. A cor vermelha indica produtividade baixa. A cada 15 dias, aproximadamente, a leitura da lavoura gera mapas, que são enviados ao e-mail cadastrado pelo agricultor. Disponível na PlayStore (Android) e Apple Store (iOS).

Calisto
O app do jogo de labirintos utiliza dados do sistema de posicionamento de satélite Galileo da European Space Agency. O objetivo é encontrar um tesouro em um labirinto virtual, usando um mapa real de localização. Foi desenvolvido em um concurso da ESA junto aos seus trainees. Além do sistema de posicionamento Galileo da Europa, o usuário pode optar por usar o GPS dos EUA ou os dois combinados. O app está disponível para download gratuito para Android.