5G: a complementaridade que vem do céu

Mais do que uma nova geração, o 5G representa um novo conceito de telecomunicação móvel. Neste ambiente, em um mundo cada vez mais conectado, o satélite terá um papel importante ao lado de outras tecnologias na implementação do 5G.

Serão necessários múltiplos padrões, altíssimos índices de dados e integração global ao invés de nacional. Cada tecnologia de comunicação terá um papel para possibilitar um cenário em que o acesso seja automático e com a mesma qualidade em qualquer situação.

A rede funcionará da seguinte maneira: ao mover-se, o celular fará a troca para a tecnologia mais adequada naquele instante. Nos lugares mais remotos, os dados serão entregues via satélite. Ao mover-se por áreas urbanas, o celular fará a troca para pontos de acesso terrestre (muitos deles também alimentados pelos satélites). Dentro dos edifícios, conectarão com os serviços de WiFi. Voando para outro país, outro serviço instantaneamente vai conectar o celular ao que será uma rede de comunicação global. Em qualquer lugar do mundo haverá acesso instantâneo a um serviço rápido e ininterrupto.

A arquitetura híbrida necessária para a implementação do 5G não pode prescindir do satélite. Assim como de nenhuma outra tecnologia. E o mercado de satélites se prepara para fazer a sua parte.