Satélites revolucionam a conectividade a bordo de aviões

Uma antiga demanda dos milhões de passageiros de voos comerciais do mundo todo já é uma realidade: a conexão de computadores e smartphones à internet a bordo dos aviões.

Se antes a conectividade a bordo era proibida e os passageiros precisavam suportar várias horas sem poder acessar a internet ou se comunicar com familiares, amigos e parceiros comerciais, hoje uma nova geração de serviços via satélite soluciona boa parte desses problemas, aumentando o conforto dos passageiros em trânsito.

Várias companhias aéreas têm formado parcerias com provedores de comunicações via satélite para seus voos regulares, proporcionando soluções acessíveis para transmissão de dados e voz, e também novas opções de entretenimento digital a bordo. O barateamento das transmissões de dados por satélites se somou às novas tecnologias de compactação de dados, que permitem conexões mais velozes e mais eficientes.

As tecnologias embarcadas de comunicações experimentaram um salto significativo nos últimos anos, assim a grande maioria dos passageiros do sistema aéreo podem aproveitar essas facilidades – e não apenas chefes de estado e tripulantes de aeronaves militares como era na década de 1980.

Nesse tempo, somente governos dispunham de conexão a bordo de aviões, por meio de satélites militares. A partir dos anos 1990 e no começo deste século, constelações de satélites privados abriram caminho para a conexão de aeronaves com redes de comunicação, com bases em solo.

Essas redes privadas evoluíram muito na última década, e hoje estão fechando acordos comerciais importantes com fabricantes como a Boeing e Airbus, e com várias companhias aéreas de grande porte, que operam nas principais rotas internacionais da aviação comercial.

As novas frotas e constelações de satélites, mais otimizadas à internet e as novas tecnologias de compressão de dados criaram novas oportunidades para o mercado da aviação civil. O custo da transmissão de dados a partir de aviões caiu dramaticamente em anos recentes, e isso permitiu uma expansão significativa dos negócios. Não apenas para o conforto dos passageiros, as novas tecnologias de conexão via satélite aumentam muito a segurança das próprias aeronaves, já que os pilotos podem contar com sistemas de localização, contato com as bases em terra muito mais eficientes do que aqueles que existiam anteriormente e o monitoramento de centenas de sensores das aeronaves.

No Brasil, duas das principais companhias aéreas oferecem serviços de conexão à internet durante os voos. Outras empresas internacionais que operam no Brasil, já contam com o serviço também em voos de longo alcance. Quando a Alemanha ganhou a Copa do Mundo, em 2014, a Lufthansa pode oferecer a transmissão streaming ao vivo do jogo a bordo. O mesmo acorreu com o Super Bowl 50, em 2016, evento com a maior audiência a bordo até hoje. “O céu é o limite” para o futuro das comunicações via satélite a bordo de aviões.